Existem dois tipos de fé: o primeiro baseia-se nos sentimentos, na emoção, no amor.
A natureza é a principal fonte desta emoção, ela dá-nos uma sensação de paz e de bem-estar interior. O riso de uma criança, a brincadeira dos animais, uma flor, uma árvore, um céu estrelado, a força das ondas, um raio de sol. Toda esta beleza faz-nos sentir intensamente vivos, faz-nos sentir bem. Porquê? Porque o seu autor é Amor, Deus é amor (1 João 4,8). Assim, inconscientemente, sentimo-lo através da sua criação.
O conhecimento
O segundo tipo de fé baseia-se no conhecimento. A Bíblia dá-nos conhecimento, convicção, certeza absoluta daquilo que esperamos, provas claras de realidades invisíveis. (Hebreus 11:1)
Estes dois tipos de fé são indispensáveis, mas não indissociáveis. Pode-se ter conhecimento sem amor ou, pelo contrário, amor sem conhecimento. "Crês que há um só Deus? Tens razão. Mas os demónios também acreditam e tremem" (Tiago 2:19)
Os demónios eram anjos que viviam no céu e tinham acesso directo à presença celestial de Deus, mas tinham mais amor por si próprios do que pelo seu criador. Por isso, apesar do conhecimento, rejeitaram deliberadamente o amor de Deus.